E-BOOK
Variação, Gêneros Textuais e Ensino de Português: da Norma Culta à Norma-Padrão
Organização: Silvia Rodrigues Vieira e Monique Débora Lima
Instituições envolvidas na publicação: UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e CNPq
Ano de lançamento: 2019
Sobre o projeto
A presente obra pretende ser uma contribuição ao trabalho de sistematização das diversas regras variáveis em uso no Português do Brasil, considerando sobretudo o chamado continuum oralidade-letramento ou fala-escrita.
Espera-seque o conhecimento dos usos linguísticos cultos, efetivamente detectados em gêneros textuais distribuídos em um continuum, possa fundamentar o profissional de Língua Portuguesa no tratamento das variantes de cada fenômeno analisado.
Que a leitura desta obra colabore com a prática de todo aquele que partilhe conosco o sonho de promover uma abordagem que, a um só tempo, considere a tarefa de padronização no contexto escolar, sem desmerecer a complexidade e a exuberância da variação linguística.
O que a DaMa desenvolveu?

Capa
Para esta capa, buscamos construir uma abstração minimalista que utilizasse símbolos simples para evocar ideias como ligação, variação e investigação. Partimos então do seguinte set de ícones: círculos (conjunto, interseção); olho (investigação, análise, visão); pessoas (falantes, língua, pesquisa); traços (códigos, letras, signos).




Projeto gráfico
Desenvolver capa e miolo é uma das nossas paixões: nos dá a oportunidade de criar a experiência do usuário do início ao final, de expandir a pesquisa e pensar com cuidado cada detalhe do projeto. Com e-books tudo fica ainda mais interessante: é possível experimentar com a forma e realmente mergulhar na investigação estética sem as limitações do impresso.
Tipografia & Cores

