LIVRO
Cidades Portuárias: Novas Questões e Múltiplas Temporalidades
Organização: Cezar Honorato, Daniel Castillo Hidalgo, Alcidesio de Oliveira Júnior
Instituições envolvidas na publicação: POLIS – UFF (Universidade Federal Fluminense; PORMAR – ULPGC (Universidade de Las Palmas de Gran Canaria); PPGH – UFF; CAPES
Ano de lançamento: 2022
Sobre o projeto
O livro Cidades Portuárias foi construído a partir da seleção minuciosa de trabalhos acadêmicos pertinentes ao tema, unindo pesquisadores reconhecidos no mundo acadêmico a outros que estão iniciando seus percursos. Dessa mistura saíram dois livros riquíssimos, verdadeiros achados para os amantes de história e geografia!
“Este livro é fruto de amplo projeto de estímulo e difusão de estudos sobre portos e cidades portuárias junto a jovens pesquisadores que o POLIS – Laboratório de História Econômica e Social – vem se empenhando. Partimos do pressuposto que a variedade de períodos cronológicos, temáticas, perspectivas teórico-metodológicas e a mescla de pesquisadores […] seria benéfica em todos os sentidos, especialmente por demonstrar as múltiplas possibilidades que se abrem ao leitor e a importância dessa grande temática para reflexão nos tempos de hoje” – Os Organizadores.
O que a DaMa desenvolveu?

Capa
Para o projeto da capa, buscamos um equilíbrio entre passado e presente: utilizamos uma fotografia histórica contrastando com um lettering mais contemporâneo, sem serifas e com cores vibrantes, criando uma identidade visual marcante e atual. O resultado é uma capa que respeita e valoriza a história, sem deixar de ser moderna e impactante.



Projeto gráfico
É sempre desafiador – e maravilhoso – o trabalho de transformar artigos acadêmicos em livro! Começamos o projeto gráfico com uma extensa pesquisa por livros e documentos históricos, buscando compor um miolo que refletisse seriedade e atualidade sem perder a pegada vintage que trouxemos para a capa.
Tipografia & Cores

