LIVRO
Penas Especiais Para Homens Especiais: As Teorias Biodeterministas na Criminologia Brasileira na Década de 1940
Adaptação de Tese de Mestrado para publicação em formato de livro
Autor: Alcidesio de Oliveira Júnior
Ano de lançamento: 2020
Sobre o projeto
“Este livro é minha Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ, no Rio de Janeiro, em 2005.
Neste livro, são analisados os conceitos de periculosidade e de Classificação dos criminosos na Revista de Direito Penal e Revista Brasileira de Criminologia, na década de 40. O objetivo é exemplificar a continuidade, dentro do campo da Criminologia, das teorias que pregavam o determinismo biológico, no pós-guerra” – Alcidesio de Oliveira Júnior
O que a DaMa desenvolveu?

Capa
Desenvolver capa para livros autopublicados, especialmente os acadêmicos, é uma experiência bastante interessante: nos dá a possibilidade de navegar pelos gostos do autor e criar um projeto que reflita o tema tratado ao mesmo tempo em que transmite a personalidade de quem escreveu. Nessa capa unimos referências do gótico, do noir, do rock & roll e de ilustrações de revistas científicas antigas.




Projeto gráfico
Para o miolo, seguimos brincando com as mesmas referências, e nossa pesquisa nos levou à tipografia e diagramação das revistas científicas dos anos 40, época dos materiais abordados no livro. O resultado foi um livro elegante e retrofuturista.
Tipografia & Cores

